Concurso Unificado TSE: TRE PE vai participar e divulga cargos vagos. Concursos ainda este ano.

rateio do concurseiro

O Concurso Unificado TSE tem cada vez mais adesão por parte dos Tribunais Regionais. Já são 25 estados. O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE PE) confirmou à Folha Dirigida nesta segunda-feira, 27, que vai participar do novo concurso unificado da Justiça Eleitoral, que tem edital previsto para agosto de 2023.

Concurso Unificado TSE: cargos vagos no TRE PE
O Tribunal pernambucano não revelou exatamente quantas vagas serão oferecidas no edital, até porque essa decisão passa pelo TSE, que vai coordenador todo o certame. Entretanto, informou que existem atualmente nove cargos em aberto para serem preenchidos:

Técnico judiciário – área administrativa: four cargos vagos;

Técnico judiciário – especialidade programação de sistemas: three cargos vagos;

Analista Judiciário – área judiciária: one cargo vago;

Analista Judiciário – especialidade análise de sistemas: one cargo vago.

Com exceção de técnico judiciário na especialidade de programação de sistemas, todos os outros cargos ainda têm concurso em validade até meados de 2023.

Fala do TRE-PE
Sobre o Concurso Unificado TSE, o TRE-PE disse o seguinte:

“Informamos as vagas atualmente existentes, mas frisamos que ainda há concurso válido (para os cargos de Analista Judiciário, até eleven de junho de 2023 e para os cargos de Técnico Judiciário, até 02 de julho de 2023)”, disse o tribunal em nota enviada à reportagem da Folha Dirigida.

TRE-PE
Como será o Concurso Unificado TSE
Os concursos unificados são centrados em um único edital, que é publicado com vagas para o Tribunal Excellent Eleitoral (TSE) e para os Tribunais Regionais (TREs) que demonstrem interesse em preencher os cargos vagos.

Previsão de Edital
O edital tem tudo para ser publicado em agosto de 2023. Foi o que disse o diretor-geral do TSE, Rui Moreira, em fevereiro, durante o eightyº encontro do Colégio dos Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL). Já as provas estão cotadas para setembro ou outubro. Ele também revelou que há orçamento alocado para abertura do concurso este ano. Segundo Moreira, já existe ainda uma possível banca para organização da seleção e aplicação das provas.

Concurso exigirá nível superior para técnico
Em dezembro do ano passado, foi divulgada a Lei fourteen.456/2022, que determina o requisito do ensino superior completo para ingresso no cargo de técnico judiciário, nos tribunais federais. A partir disso, o novo requisito de escolaridade já deve ser aplicado no Concurso Unificado TSE. Vale lembrar que existe uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra esta lei que tramita no STF.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *